Yeva Cosmétiques Yeva Cosmétiques

Por que os cabelos caem mais no inverno

Para início de conversa no outono e no inverno nossos fios naturalmente tendem a cair mais, tanto em homens quanto em mulheres. Isto acontece, pois nesta época do ano há uma menor incidência dos raios solares sobre a Terra, esta baixa luminosidade afeta o estímulo da melanina, pigmento encontrado também na raiz do cabelo, que contribui para o crescimento dos fios.

Além disto, alguns hábitos que se acentuam nesta época contribuem para o enfraquecimento e queda dos fios. São eles:


Lavar os cabelos em água muito quente: A temperatura quente da água durante o banho, além de ressecar muito os fios, causa bolhas dentro do cabelo, o que prejudica seu crescimento.
Aumento do uso do secador: No inverno a tendência é que as mulheres façam maior uso de secadores e chapinhas e os danos se acumulam. O uso em exagero resseca os fios, causa queda, devido tração exagerada (puxar demais) e ainda aumenta a oleosidade e a caspa.
Alimentação calórica e gordurosa: Quase todo mundo ganha uns quilinhos extras durante o inverno. Essa alimentação mais gordurosa e rica em carboidratos acaba por acelerar o processo de oleosidade e caspa, que causam a queda.
Dormir de cabelo molhado: O horário indicado para lavar os cabelos é até meio dia, exceto nas pessoas com cabelos realmente curtos. Depois desse horário dificilmente ele seca por completo antes de irmos dormir favorecendo a proliferação de fungos no couro cabeludo causando irritação e caspa.


Dicas para diminuir a queda no inverno:

  • Evite lavar os cabelos em água muito quente, opte por temperaturas mais baixas, apesar de ser difícil é o mais indicado.
  • Tente diminuir o uso do secador para agredir menos os fios
  • Procure manter uma alimentação mais equilibrada em termos de calorias e gorduras.
  • Aumente a hidratação dos fios, com o cuidado de usar condicionadores e máscaras  somente nas pontas, evitando a raiz.

Mas lembrem-se, se a queda for muito maior que o normal procure logo um dermatologista, pois outros fatores podem estar provocando este problema. E quanto antes for diagnosticado mais rápido será solucionado.

© 2017 Yeva Cosmétiques

Todos os direitos reservados

Fone.: +55(37) 4101-0345 | (37) 3243-6600 - Rua Wilson Mendes Nogueira, 265 - Santa Mônica | Itaúna-MG